quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sempre os velhos erros (Fla 2 x 2 Univ. de Chile)



Quero deixar claro: não assisti ao jogo de hoje à tarde. Não vi nenhum lance. Enquanto Flamengo e Universidad de Chile se enfrentavam no Maracanã vazio, eu estava a trabalho dentro de um auditório, numa palestra, sem internet próxima e com o telefone celular desligado para evitar qualquer mensagem que me pudesse tirar a concentração. Bem-vindo à vida adulta.

Escrevo com base no desabafo do meu irmão, que viu a partida e para quem liguei assim que a obrigação deu trégua. Dois minutos de conversa foram suficientes para perceber que o Flamengo não venceu graças a um problema crônico, que se arrasta desde que acompanho futebol e independe do técnico e dos jogadores que estejam a envergar o Manto: a incapacidade de manter a concentração durante 90 minutos - ou 91, ou 92, enfim.

Virar um jogo complicado e permitir, em casa, o empate adversário aos 46 minutos do segundo tempo é indesculpável. Especialmente se o rival é inferior tecnicamente, como 99,9% dos times não-brasileiros que disputam a Libertadores. Principalmente se as aspirações do clube são elevadas. É por isso que o Flamengo, até hoje, não emplacou como time copeiro. Essa desatenção já foi fatal em muitos mata-matas ao longo dos últimos 20 anos.

Menos mal que a competição ainda está na fase grupos. Há chances. Mas é preocupante o fato de o Flamengo não ter vencido esse time após dois confrontos. Lá no Chile já ficou evidente que bastava apenas forçar o jogo e errar menos para arrancar no mínimo um empate. E a equipe perdeu.

Como o vacilo já está consumado, o único jeito, agora, é olhar para frente. A pressão será quase insuportável. Mas acredito que o primeiro passo, depois de um puxão de orelhas bem dado, é escalar um time misto ou reserva contra o Vasco. Abandone-se o Campeonato Carioca. Abraço. Como escrevi há dois dias aqui, o Flamengo precisa aprender a priorizar a Libertadores. Pois a hora chegou.

Foto: GloboEsporte.com

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Passou da hora de encarar uma libertadores com seriedade!
Enquanto o Flamengo priorizar o estadual, e acredito que o faça por ser mais conveniente (caminho fácil, logradouros quase certos)nunca participará como gente grande de tal competição...e ganhar a libertadores não cabe à adolescentes cheios de caprichos e egos maiores do que a própria torcida!
Fica aqui meu desabafo...