quarta-feira, 14 de abril de 2010

Considerações realistas



Na opinião deste escriba, o futuro do Flamengo na Libertadores de 2010 é sombrio. Ele não acredita em vitória rubro-negra nesta noite, em Santiago, contra o Universidad Católica. E faz força para crer no empate. O mais provável é o time ficar na torcida pelos resultados de outros grupos. Eis os porquês:

* O Flamengo de 2010 ainda não se acertou. Apesar da manutenção da base campeã brasileira, com um desfalque ou outro, o time não inspira confiança e dá espaços exagerados aos adversários. Falta conjunto. Leo Moura é o único que tem jogado realmente bem, seguido do valente e incansável Vagner Love.

* Jogadores fundamentais na campanha do Hexa estão longe do ideal. Álvaro é irregular. Petkovic vive às turras com a diretoria e se fechou. O ausente Adriano é menos profissional que no ano passado. Talvez a única e honrosa exceção seja Maldonado, sujeito sério, que se recupera com firmeza da lesão no joelho.

* Andrade parece perdido. O homem que encaixou o time de 2009 rapidamente e uniu estrelas ainda não encontrou o meio-de-campo ideal, especialmente o homem de criação. E perdeu a chance de aproveitar partidas contra os pequenos do Rio de Janeiro para corrigir esse e os demais defeitos da equipe.

* O Universidad Católica tem mais time que o Universidad de Chile, embora o último lidere a chave. Mesmo com chances remotas de classificação, deve partir para cima. E, com Adriano fora, zagueiros e volantes adversários se sentirão mais à vontade para subir ao ataque. O Flamengo não convence os chilenos.

* Até hoje, o Flamengo não liga muito para a Libertadores. A prática é diferente do discurso. Embora se fale muito na conquista do torneio continental, ganhar do Botafogo e evitar as gozações rivais são a prioridade não admitida na Gávea. Pouco importa se o clube venceu sete dos últimos 11 estaduais.

* Caso vença os próximos três jogos, garantindo vaga na segunda fase da Libertadores e na decisão do Campeonato Carioca, isso terá acontecido no abafa, no perrengue, sem o time azeitado e em bom funcionamento. Foi dessa maneira, aliás, que o clube faturou o título estadual do ano passado.

Mas não leve o blogueiro a mal. Essa descrença no Flamengo pode levá-lo a apoiar o time mais até que outros rubro-negros. Afinal, a torcida será em dobro: pelo seu clube e para quebrar a própria cara.

Foto: GloboEsporte.com

Nenhum comentário: