terça-feira, 13 de abril de 2010

Pausa na tensão: sobre o DVD do Hexa



Decidi esquecer momentaneamente a situação complicada na Libertadores e os problemas de Adriano para assistir, ontem à noite, ao DVD Flamengo Hexacampeão Brasileiro 2009, que está à venda nas bancas por R$ 19,90 e vem acompanhado de uma revista curtinha (15 páginas), mas bem interessante, com textos do jornalista Márcio Mará, do blogueiro Arthur Muhlenberg e depoimento de Zico.

Lançado pelo Globo Marcas e pela Editora Globo, o DVD mostra a campanha rubro-negra jogo a jogo, à exceção dos duelos contra o Sport – o Flamengo alegou, na época do lançamento, que os pernambucanos não responderam sobre o direito de cessão das imagens dos dois confrontos.

O filme é uma espécie de Globo Esporte gigante. A caminhada rumo ao Hexa é construída basicamente a partir das matérias exibidas pelo tradicional programa da emissora nos dias seguintes às partidas. Quando a matéria não é do Globo Esporte, é do Fantástico. Portanto, os apresentadores Alex Escobar, Glenda Kozlowski e Tadeu Schmidt são presenças constantes – Caco Barcellos e algumas imagens de seu Profissão Repórter aparecem na edição do jogo final, contra o Grêmio.

O fio condutor da narrativa é permeado de entrevistas muito legais com Ronaldo Angelim, Pet, Andrade, Maldonado, o estabanado Toró e o vovô-garoto Júnior, herói do Penta em 92 e comentarista da Globo. A parceria matérias-depoimentos ajuda bastante a entender o que se passou ao longo da campanha: o primeiro turno irregular, a volta de Adriano, a queda de Cuca, a efetivação de Andrade, a evolução de Pet, as chegadas de Álvaro e de Maldonado, a arrancada, o título.

Há ainda alguns suportes, como trecho da entrevista especial concedida por Adriano quando voltou ao Brasil, declarando amor ao Flamengo e afirmando que dinheiro não é tudo. E um pedacinho da coletiva de Marcos Braz, quando o cartola anuncia que Andrade seria o treinador-interino contra o Santos – aliás, o choro do técnico após a vitória e os gritos de “Fica, Andrade” na partida seguinte, contra o Atlético-MG, estão lá.

Nos extras, há especiais sobre Adriano, Pet, Ronaldo Angelim, Andrade, os 10 gols mais bonitos do Flamengo no campeonato, os gols da campanha, os melhores momentos do jogo contra o Grêmio e todos os gols rubro-negros nas decisões de 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992.

Um DVD para emocionar qualquer rubro-negro. Só não escrevo sobre a arrepiante cena inicial do filme para não estragar a surpresa de quem ainda não viu.

***

A velocidade do mundo de hoje impressiona. Passaram-se apenas quatro meses da conquista o Hexa, mas a impressão é que o Flamengo foi campeão há séculos. Tudo parece antigo no DVD.

E quem imaginaria que, nesse curto período, Pet estaria brigado com o clube, Adriano teria ainda menos compromisso com a rotina profissional, Álvaro passaria de sólido a inseguro e Maldonado disputaria posição com Toró?

A magia de 2009 se perdeu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro blogueiro, aprecio muito o seu blog e venho manifestar a minha opinião sobre o tema, principalmente em relação ao penútlimo parágrafo: Falo a todos, independente de qualquer situação atual, encho o peito e digo em bom som: SOMOS HEXA. ESTE NINGUEM TIRA. ABRAÇO. PARABÉNS.

Freire disse...

Obrigado, Anônimo. Somos Hexa. O resto é chiadeira da turma da dor de cotovelo.