domingo, 11 de abril de 2010

O playground do Flamengo (Fla 2 x 1 Vasco)



Ainda não sei o que pensar sobre a vitória de hoje.

Seria chato perder para o Vasco e ver os caras celebrando o campeonato particular de que tanto falava o sr. Eurico Miranda nos anos 1990. Sem contar que uma derrota aumentaria assustadoramente a pressão sobre o Flamengo, pois restaria ao clube apenas a disputa da Libertadores, e com a obrigação da vitória nos dois jogos restantes para garantir a classificação sem sobressaltos.

Por outro lado, a classificação para a final da Taça Rio pode tirar o foco do Flamengo do que realmente importa. Não será surpresa se os jogadores entrarem em campo diante do Universidad Católica, quarta-feira, no Chile, com a cabeça no jogo do próximo domingo, contra o Botafogo. Todos já vimos esse filme várias vezes.

Sobre a partida: nível técnico abaixo da crítica, dura de assistir até para os torcedores dos dois clubes, apesar dos vários lances de emoção. Impressionante como o Flamengo não tem jogado absolutamente nada nesta temporada, com raras exceções. Ter apenas 30% de posse de bola no primeiro tempo, diante do limitado Vasco, é algo preocupante.

O melhor em campo foi Leo Moura, apesar dos dois gols de Vagner Love. O lateral-direito rubro-negro joga e tem jogado muita bola. Hoje, reinou no gramado e voltou a ganhar com folga o duelo com Márcio Careca. A fase é tão boa que a única presepada cometida por ele – ser desarmado na defesa ao tentar um drible – não resultou em nada, pois o gol adversário foi anulado.

***

A frase do jogo é do canhotinha Gérson, da CBN:

“O Flamengo mereceu a vitória, mas pelo que o Vasco não fez em campo.”

***

O copyright do título do post vai para o compositor e escritor Aldir Blanc, autor do livro Vasco, a Cruz do Bacalhau, escrito em parceria com José Reinaldo Marques.

Há um capítulo homônimo na obra, relato interessante sobre o óbvio não admitido por 99% dos integrantes da turma fuzarca – nem todos têm a grandeza (sem ironia) de Blanc.

Fica a homenagem do Fla 43.

Foto: GloboEsporte.com

Nenhum comentário: