sábado, 20 de março de 2010

Tem faltado autocrítica




“Jogamos 15 partidas neste ano, empatamos uma e perdemos duas. Quantos clubes do país têm estes números?”

A declaração acima é de Andrade e foi publicada na edição de hoje d’O Globo. As palavras servem para mostrar aos jornalistas e ao público a confiança do técnico no próprio trabalho, nos jogadores e no time do Flamengo, o que é ótimo. E cumprem a função preventiva de minimizar os efeitos de uma possível derrota no clássico de amanhã, contra o Botafogo, o que é necessário – afinal, na frieza da tabela, o jogo vale apenas três pontos na Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.

Mas o tom de Andrade me deixa um pouco preocupado. Pois, por mais que ele esteja correto ao blindar o Flamengo e ao ressaltar o retrospecto positivo do clube na temporada, o técnico parece demonstrar satisfação com as recentes atuações do time: contra Caracas e Vasco, quando a equipe venceu no sufoco, e contra o Universidad de Chile, quando foi derrotada jogando um futebol muito abaixo de seu potencial.

Posso estar enganado, mas acho que Andrade confia na qualidade individual dos jogadores do Flamengo a ponto de não ligar tanto para as deficiências coletivas do time. Se isso for verdade, temos um problema. Porque o Flamengo tem cedido muitos espaços aos adversários, permitindo-lhes que se aproximem perigosamente da sua área, demonstrado autoconfiança e tranquilidade além da conta e certa dificuldade para atacar e/ou contra-atacar - no último caso, o duelo contra o Caracas é exceção.

Quero deixar claro que confio nos jogadores do Flamengo e no time do Flamengo, embora não tanto como gostaria (p*rra, Adriano!). E espero que Andrade pense também dessa maneira. Torço para que as declarações do técnico e ídolo rubro-negro escondam de todos a preocupação com o que ele tem visto de errado nos últimos jogos e que nem mesmo algumas vitórias conseguiram esconder.

Aliás, sobre a conta Andrade, apenas seis das 15 partidas do Flamengo em 2010 merecem ser levadas em consideração: contra Fluminense, Botafogo, Universidad Católica, Caracas, Vasco e Universidad de Chile. Um cálculo que inclua apenas esses jogos mostra que o desempenho rubro-negro, por enquanto, não é tão folgado assim, com quatro vitórias (Fluminense, Universidad Católica, Vasco e Caracas) e duas derrotas (Botafogo e Universidad de Chile).

Perder novamente para o Botafogo não seria nada legal. Mas ganhar com a repetição dos defeitos não animaria muito. Até um empate em que seja demonstrada evolução coletiva, o que é possível mesmo com o desfalque dos laterais titulares, me deixaria mais satisfeito.

Foto: GloboEsporte.com

Um comentário:

berna beat disse...

andrade nao eh bobo. acho que essa foi uma declaraçao pra imprensa. num momento de crisis forzada pela midia. vamos lembrar que, no ano passado, ele nunka falava que estava indo pro titulo, até isso ficar evidente na sultimas quatro, cinco rodadas - mas depois, caneco ganho, ele admitiu que, na sinternas, falavam de titulo desde bem antes