sexta-feira, 12 de março de 2010

Dois Flamengos parecidos


Fla 2008: semelhança com 2010 

O atual time do Flamengo me lembra aquele do primeiro semestre de 2008, que também disputou Campeonato Carioca e Libertadores simultaneamente. Não pela maneira de jogar, pois o de agora atua no 4-4-2, enquanto o outro tinha três zagueiros e muitos volantes. A semelhança está na força demonstrada em momentos de adversidade.

O Flamengo do primeiro semestre de 2008, comandado por Joel Santana, conseguiu virar clássicos difíceis do Campeonato Carioca, como na semifinal e na final da Taça Guanabara (2 x 1 sobre Vasco e Botafogo, respectivamente) e na decisão do título (3 x 1 sobre o time de General Severiano).

Já o time de Andrade tem se notabilizado por vencer adversários com um jogador a menos durante boa parte das partidas. Isso aconteceu nos 5 x 3, de virada, sobre o Fluminense (Álvaro expulso), nos 2 x 0 sobre o Universidad Católica (Willians) e nos 3 x 1 sobre o Caracas, na quarta-feira (Toró).

O que vamos saber, em breve, é se o Flamengo do primeiro semestre de 2010 terá o mesmo destino do Flamengo do primeiro semestre de 2008: título estadual e eliminação vexatória da Libertadores (lembrando que a derrota para o América do México teve muito de sobrenatural, com grande número de gols perdidos, não foi razão apenas do excesso de auto-suficiência).

Na boa, prefiro aturar um semestre sem títulos, mas com o Flamengo derrotado dignamente, a faturar o Campeonato Carioca e amargar novo vexame internacional. Veremos o que o futuro próximo nos reserva.

Nenhum comentário: